Parque de geradores usados no horário de pico chega a 9 mil MW

10

Brasil (02/03/2015) – O uso de geradores a óleo diesel ou a gás natural pode ter uma base instalada nacional estimada entre 7 mil MW e 9 mil MW, segundo um estudo realizado pela EPE em parceria com o Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE). A avaliação considera, entre outros fatores, a curva de carga,…

Continue Lendo →

Seminário em SP debate expansão de fontes renováveis

09

São Paulo (02/03/2015) – No próximo dia 10 de março, será realizado o Seminário Brasilianas.org 2015 com o tema “A exploração das fontes renováveis sob a perspectiva das novas tecnologias”. O seminário quer debater o planejamento da ampliação do parque gerador brasileiro para atender a demanda de energia. O evento vai contar com a presença…

Continue Lendo →

Dicas para economizar energia com a TV e o micro-ondas

08

Brasil (27/02/2015) – Levante a mão quem não tem televisão em casa? E quem não tem micro-ondas? Talvez o primeiro seja mais presente nos lares brasileiros, mas a praticidade de um micro-ondas também tem seu valor. Mas, sendo alguns dos itens mais usados dentro de casa, você tem feito alguma coisa para economizar energia em…

Continue Lendo →

UFPE lança concurso de projetos para o Centro de Tecnologia e Inovação em Meio Ambiente e Água

07

Pernambuco (27/02/2015) – A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) lançaram um edital um concurso público nacional de projetos de arquitetura para construção do edifício sede do Centro de Tecnologia e Inovação em Meio Ambiente e Água (L’Acqua). Equipes de qualquer região do país podem se inscrever até 11…

Continue Lendo →

China e EUA fecham acordo sobre programa de eficiência energética

06

China (27/02/2015) – Um novo programa-piloto entre China e Estados Unidos, assinado durante um simpósio, resultará em um maior esforço de eficiência energética nos edifícios. A nova iniciativa visa a partilha de experiência, know-how e boas-práticas entre os dois países, em prol de uma disseminação do mercado de ESE (Empresas de Serviços Energéticos). O modelo…

Continue Lendo →

Indústria cobra saídas para a crise energética

01

Brasil (23/02/15) – O Ministério de Minas e Energia estima que a redução da demanda de energia entre as 18h e às 21h tenha sido de até 1.970 megawatts (MW) no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro do consumo de Brasília em todo o período em que esteve em vigor. No Subsistema Sul, segundo o ministério,…

Continue Lendo →

Curso capacita para uso e mostra as oportunidades do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil

02

Brasil (23/02/15) – A energia solar fotovoltaica deixou de ser uma solução para o futuro para se tornar uma das principais alternativas de geração de energia elétrica no Brasil. Com a atual crise hídrica, empresas buscam a necessária segurança energética para seus empreendimentos, enquanto outras visualizam o potencial deste mercado para seus negócios. Entretanto, ainda…

Continue Lendo →

Rio de Janeiro recebe mais uma edição do curso de Gerenciamento de Projetos de Eficiência Energética

03

Rio de Janeiro (23/02/15) – O Ambiente Energia e o Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) oferecem no mês de maio mais uma edição do Curso Introdução ao Gerenciamento e Execução de Projetos de Eficiência Energética. Com carga horária de 16 horas, o curso é destinado a profissionais da indústria e do comércio que estejam…

Continue Lendo →

Rede Infraero investe em painéis solares para aeroportos

04

Brasil (23/02/15) – O Aeroporto de Jacarepaguá (RJ) é o primeiro da Rede Infraero a receber uma estação meteorológica de superfície com utilização de painel solar. Essa medida objetiva vai aperfeiçoar a captação das informações meteorológicas, ampliando o nível de segurança no processo de aproximação das aeronaves nos pousos e decolagens. De acordo com Antônio…

Continue Lendo →

Empresa importará ar condicionado movido a energia solar

05

Brasil (23/02/2015) – Uma novidade que vai agradar quem mora em cidades onde a temperatura é alta, especialmente no verão, chegará ao mercado brasileiro em breve. A empresa LuxTerm Soluções Sustentáveis estuda trazer ainda esse ano para o país um ar condicionado movido a energia solar. O ar condicionado consome 50% a menos de energia…

Continue Lendo →